Daqui por uma semana teremos mais uma “Black Friday”. São as promoções da “Sexta-Feira Negra”, uma iniciativa comercial norte-americana adotada em Portugal há alguns anos. É uma oportunidade para fazer algumas das suas compras, em lojas físicas e/ou online, a preços mais baixos.
Oportunidade que deve aproveitar, até porque se aproxima o Natal, mas deve ter em conta o seu orçamento pessoal ou familiar. Por isso, deve ter algumas precauções, em particular:
Vamos então ver alguns aspetos fundamentais:
São muitos os estabelecimentos e lojas que aderem a esta iniciativa e, por isso, são inúmeros produtos que pode comprar: vestuário; calçado; mobiliário; eletrodomésticos; computadores; consolas; televisões; telemóveis; livros; brinquedos; viagens; artigos de moda e acessórios; perfumes e cosméticos; etc.
Aproveite os descontos desta “Black Friday”, mas compre apenas aquilo que realmente precisa, para evitar gastos desnecessários, e descontrolar as suas finanças ou as do seu agregado familiar. O incentivo ao consumo neste dia é muito forte, e às vezes, exageramos.
Para evitar exageros, o ideal é fazer um orçamento, uma lista com o que precisa de comprar, e determinar o valor total que quer, e pode, gastar.
Sabendo o que quer comprar, faça previamente uma pesquisa online pelas “ofertas” das várias lojas. Até porque, a maioria delas, nos dias anteriores faz a divulgação do que vai estar em promoção, e algumas fazem promoções e descontos mais cedo.
Assim, pode, com calma, perceber, por comparação, se os descontos são efetivamente vantajosos e os preços justificam, de facto, a compra. Há, por vezes, falsas “promoções”, subindo dias antes os preços e simulando depois descidas especiais.
Com a informação obtida na pesquisa online, e após decisão do que vai comprar, pode saber exatamente o valor que vai gastar. O que poderá ser diferente se for a uma loja física.
Desta forma, em online, compra com comodidade e rapidez. Mas deve analisar as condições de venda, nomeadamente as especificidades do produto, e se existe um prazo em que é possível devolvê-lo e reembolsar o dinheiro pago. Deve, também, certificar-se que o site é seguro e a plataforma existe mesmo.
Pode ainda conjugar compras online e poupança. Há vários cartões de crédito, que normalmente são utilizados nas compras online, que têm uma vantagem, o “cashback”, através do qual pode fazer compras e receber uma percentagem do que gastou, no mês seguinte, variável entre 1% e 3%, dependendo do banco ou instituição financeira.
São muitas as pessoas que aproveitam esta “Sexta-Feira Negra” para fazer compras. Nalguns casos, há uma “corrida” às lojas. Portanto, deve fazer as suas compras o mais cedo possível, seja online ou nas lojas físicas. Deve ter em atenção o início dos descontos para conseguir os melhores preços e os produtos não esgotarem, além de evitar as enormes filas.