A compra de um imóvel é um sonho para muitos portugueses. No entanto, além do valor da compra em si, existem outras despesas a considerar, como as relacionadas à escritura pública.
Neste artigo, vamos detalhar quais são as despesas a pagar com uma escritura de imóvel em 2024, para que você possa se preparar para esse importante momento.
Os emolumentos notariais são os custos cobrados pelo cartório de notas pelos serviços prestados na lavratura da escritura pública. O valor varia de acordo com o valor do imóvel e o número de atos praticados.
Após a lavratura da escritura pública, é necessário registá-la no Registo Predial para que a transferência da propriedade seja válida. O valor do registo varia de acordo com o valor do imóvel.
Dependendo do caso, podem existir outros custos, como:
Exemplo de cálculo de despesas:
Para um imóvel com um valor de compra de 200.000€, as despesas com a escritura pública podem ser as seguintes:
Total: 10.200€
Dicas para reduzir as despesas:
É importante lembrar que estes valores são apenas estimativas e podem variar de acordo com o caso concreto. Para ter um cálculo mais preciso das despesas com a escritura pública do seu imóvel, consulte um cartório de notas ou um profissional especializado.