O Banco Português de Investimento (BPI) foi fundado em 1981 e encontra-se sediado no Porto. Tem apresentado um grande crescimento, sendo atualmente o quarto maior grupo f...
O Banco Português de Investimento (BPI) foi fundado em 1981 e encontra-se sediado no Porto. Tem apresentado um grande crescimento, sendo atualmente o quarto maior grupo f...
O Banco Português de Investimento (BPI) foi fundado em 1981 e encontra-se sediado no Porto.
Tem apresentado um grande crescimento, sendo atualmente o quarto maior grupo financeiro privado português.
Os seus vetores financeiros centram-se na banca de investimento, de empresas e de retalho, bem como particulares, oferecendo uma vasta gama de cartões de crédito, crédito pessoal e crédito habitação.
Em 1981 foi criada a Sociedade Portuguesa de Investimentos, sob a iniciativa de Artur Santos Silva.
Quatro anos volvidos, transformou-se no Banco Português de Investimento (BPI), tendo podido, nessa altura, começar a captar depósitos, conceder financiamento a curto prazo, intervir nos mercados interbancários e ainda praticar operações cambiais.
No ano seguinte, o BPI entrou na Bolsa de Valores de Lisboa e do Porto.
Em novembro de 1995, foi transformado numa holding bancária sob a forma de SGPS, passando a ser a única sociedade do Grupo cotada na Bolsa de Valores, controlando o BFB e o BPI.
Com esta reorganização surgiu também um reforço da estrutura acionista, com a criação de parcerias com grandes instituições que se juntaram ao Grupo: a brasileira Itaú Unibanco, a espanhola Criteria CaixaCorp, a angolana Santoro Finance e ainda o grupo segurador alemão Allianz.
Em outubro de 1996, com a aquisição do Banco de Fomento e Exterior (BFE) e do Banco Borges & Irmão (BBI), iniciou-se o processo de integração dos três bancos do Grupo BPI, que culminaria, em julho de 1998, na criação do Banco Português de Investimento como o conhecemos atualmente.
Através dessa fusão o banco passou a deter a maior rede de balcões de marca única em Portugal, tendo também sido absorvido, no final desse ano, o Banco Universo, um banco in-store.
Para além disso, foi nesta altura que aumentou de forma considerável a sua rede comercial e entrou em Angola e Moçambique.
A 25 de outubro de 2007, o banco BPI realizou uma proposta de fusão com o Millennium bcp, o maior banco privado de Portugal.
No entanto, o Conselho de Administração do bcp rejeitou a proposta.
Atualmente o BPI está sediado no Porto.
Tem apresentado um grande crescimento, sendo atualmente o quarto maior grupo financeiro privado português.
A sua rede de atuação alarga-se até à África do Sul, Canadá, EUA, Venezuela, Alemanha, Espanha, França, Reino Unido, Suíça e por último, mas não menos importante, Angola, onde detém cerca de 50% do Banco de Fomento Angola (BFA).
O Grupo BPI – liderado pelo banco BPI – é um dos cinco maiores grupos financeiros portugueses, com ativos de 39 biliões de euros, recursos de clientes de 34,6 biliões de euros e uma carteira de crédito de 24 biliões de euros.
O Grupo BPI tem 8.
501 colaboradores, 786 unidades comerciais e serve 3,2 milhões de clientes.
O BPI é centrado nas atividades de banca de empresas e de retalho, na prestação de serviços de banca de investimento e de gestão de ativos, nos seguros vida e não-vida e ainda nos particulares, oferecendo aos seus clientes cartões de crédito, crédito pessoal e crédito habitação.
Os dois principais mercados de atuação são Portugal, um mercado desenvolvido e concorrencial onde o BPI detém uma forte posição competitiva, e Angola, uma economia emergente que tem historicamente registado um crescimento forte e sustentado, onde o BPI, através da participação no BFA, detém uma posição de liderança do mercado.
As ações do BPI estão cotadas na Euronext Lisboa.
Os principais acionistas do banco são o grupo bancário espanhol La Caixa com 44,1% do capital, seguido pela holding Santoro Finance de Isabel dos Santos com 18,6%, e o grupo alemão Allianz com 8,4%.
Em 2016, o BPI foi, pela terceira vez consecutiva, considerado como uma das marcas de confiança dos portugueses, segundo as seleções do Reader's Digest.
Já em 2018, o novo dono do BPI passou a ser o CaixaBank, um banco espanhol com sede em Valência.
Todavia, esta fusão CaixaBank-BPI não implicará o desaparecimento da marca BPI.
O que, no fundo, sucedeu foi simplesmente uma expansão dos produtos disponibilizados pelo CaixaBank ao abarcar a oferta de seguros de vida e pensões, gestão de ativos e banca de investimento do BPI.
O BPI disponibiliza um crédito habitação versátil e adaptado às necessidades dos seus clientes. A sua oferta de modalidades de taxa de juro é diferenciadora no mercado de instituições financeiras e dispõe de diversos prazos de pagamento e benefícios associados à modalidade escolhida. O crédito habitação BPI é um financiamento para os clientes que desejem, para habitação própria permanente, secundária ou para arrendamento, realizar uma das seguintes opções: aquisição, construção, realização de obras, aquisição de terreno e construção de casa, transferência de crédito habitação para o BPI, adiantamento para sinal e adiantamento em fase de construção. Este financiamento também poderá ser pedido para a compra, obras, transferência de crédito de outra instituição ou adiantamento para sinal, relativamente a garagens e arrecadações.
O BPI oferece aos seus clientes diversas formas de financiamento, entre as quais o crédito pessoal. Neste tipo de empréstimo, o cliente pode optar por escolher um sem finalidade, outro direcionado para investimento em formação ou ainda um empréstimo para comprar um veículo. Este crédito pessoal trata-se de um financiamento flexível destinado a qualquer tipo de finalidade. Com um montante mínimo de 1.000€ e um máximo de 75.000€, o prazo de pagamento poderá variar entre 18 e 120 meses, permitindo ao cliente pagar prestações mais reduzidas se assim o desejar.Para solicitar este empréstimo, não é necessário que o cliente tenha conta aberta no BPI, sendo o montante financiado transferido para a conta atual do cliente. Para além disso, é ainda possível transferir o crédito pessoal detido pelo consumidor para o do BPI, podendo auferir assim melhores taxas de juro. O crédito pessoal BPI obrigada à contratação de um seguro de vida, que irá assegurar o pagamento do capital em dívida nos casos de morte ou invalidez absoluta e definitiva dos indivíduos segurados. O cliente poderá, no entanto, optar por subscrever ainda o seguro de proteção ao crédito que assegura o reembolso das prestações em caso de incapacidade temporária absoluta por acidente, doença, hospitalização, desemprego involuntário e salários em atraso.
O BPI dispõe de diversos produtos financeiros que visam ir ao encontro das necessidades dos vários perfis dos seus consumidores. Relativamente aos cartões, esta instituição financeira disponibiliza seis cartões de crédito, todos eles aceites em milhões de estabelecimentos em todo o Mundo e com inúmeras vantagens cada.Todos os cartões de crédito têm acesso ao serviço 3D Secure, que aufere maior segurança em compras online, nas lojas aderentes aos sistemas Verified by Visa ou MasterCard Secure Code.Este é um serviço gratuito e que permite um passo de segurança adicional, no qual o cliente deve introduzir um código unitário recebido por SMS no seu telemóvel. Assim, autentica-se que quem pretende realizar a compra online é efetivamente o titular do cartão de crédito BPI.Para aderir ao serviço 3D Secure, o cliente apenas deverá introduzir o seu número de telemóvel no BPI Net ou nos balcões da instituição financeira.
As modalidades de taxas de juro e prestações mensais oferecidas no crédito habitação BPI são três:Taxa variável;Taxa fixa;Taxa mista.Em primeiro lugar, na modalidade com taxa de juro variável, esta é indexada à EURIBOR que optares para o teu contrato. Deste modo, as prestações mensais podem alterar-se após a revisão da EURIBOR – a cada 6 meses – e oscilam consoante o aumento ou decréscimo deste indexante.É também possível optar por uma taxa de juro fixa nos primeiros três, cinco ou 10 anos do prazo de pagamento do crédito habitação BPI, passando depois a uma taxa de juro variável indexada à EURIBOR a 6 meses.Por fim, o consumidor pode escolher uma taxa de juro fixa, a qual se mantém igual durante todo o contrato do empréstimo, mantendo-se também a prestação mensal inalterada.